sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Caminhada

Somos todos viajores de uma longa caminhada rumo a eternidade conforme a vontade do Criador.
Nas oportunidades dadas a todos nós, muitas vezes nos perdemos nos caminhos devido ao nosso orgulho e egoismo.
Mas o Criador não determinou tempo ou prazo para que atingissemos o objetivo.
Cabe a cada um de nós com esforço, empenho e dedicação praticar e exercitar as Sua leis e os ensinamentos do mestre dos mestres, que são os responsáveis pela nossa transformação e que farão com que a nossa viagem seja menos penosa.
Assim, não nos cabe responsabilizar a Deus ou a outrem, pelas dificuldades e obstáculos que pelos quais temos que passar, para com o devido tempo alacançarmos a eternidade.
Estamos ainda em passos pequenos, mas o Criador não tem pressa, respeita cada um em seu limite e potencial.
Mas alarguemos os passos, muito tem sido dito, a hora é chegada. Caminhemos firmes e seguros.

De um Irmão de Caminhada,
A todos os amigos da
Fraternidade Francisco de Assis

Mensagem psicografada pelo
Grupo de Estudos de Psicografia da
Fraternidade Francisco de Assis

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Jesus Contigo

Dedica uma das sete noites da semana ao Culto Evangélico no Lar, a fim de que Jesus possa pernoitar em tua casa.
Prepara a mesa, coloca água pura, abre o Evangelho, distende a mensagem da fé, enlaça a família e ora. Jesus virá em visita.
Quando o Lar se converte em santuário, o crime se recolhe ao museu. Quando a família ora, Jesus se demora em casa. Quando os corações se unem nos liames da fé, o equilíbrio oferta bênçãos de consolo e a saúde derrama vinho de paz para todos.
Jesus no Lar é vida para o Lar
Não aguardes que o mundo te leve a certeza do bem invariável. Distende, da tua casa cristã, a luz do Evangelho para o mundo atormentado.
Quando uma família ora em casa, reunida das blandícias do Evangelho, toda a rua recebe o benefício da comunhão com o Alto.
Se alguém, num edifício de apartamentos, alça aos céus a prece da comunhão em família, todo o edifício se beneficia, qual lâmpada ignorada, acesa na ventania.
Não te afastes da linha direcional do Evangelho entre os teus familiares. Continua orando fiel, estudando com os teus filhos e com aqueles a quem amas as diretrizes do Mestre  e, quanto possível, debate  os problemas  que te afligem  à luz clara da mensagem  da Boa Nova e examina as dificuldades  que te perturbam ante inspiração consoladora do Cristo. Não demandes a rua, nessa noite, senão para os inevitáveis deveres que não possas adiar. Demora-te no Lar para que o divino Hóspede aí também se possa demorar.
E quando as luzes se apagarem à hora do repouso, ora mais uma vez, comungando com Ele, como Ele procura fazer, afim de que, ligado a ti, possas, em casa, uma vez por semana em sete noites, ter Jesus contigo.
                                         Joanna de Ângelis
                                   ( S.O.S. Família, psicografia  de Divaldo P. Franco.ed. livraria Espírita Alvorada Editora)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ACONTECEU - Encontro com as Crianças Especiais

Na tarde fria do último sábado, dia 19 de novembro, a equipe de trabalho com crianças especiais, chegou ao Centro Espírita “Tudo por Jesus", com muita vontade de organizar o salão. Aos sons de risos, na boa vibração com brincadeiras, colocando brinquedo aqui e gravura decorativa acolá, fomos reorganizando o salão, na esperança de receber os nossos companheirinhos, e com eles espalhar todo o vigor existente em nós. A prece, proferida pelo Edson Braga, deu-nos mais energia e a certeza que ali conosco a "Espiritualidade Amiga" se fazia presente. O frio apenas estava lá fora, o nosso salão estava aquecido e todos nós repletos de muita energia. Nessa tarde recebemos novos voluntários e nossos companheirinhos chegaram. Sim, nossos companheirinhos ditos especiais, que nos dão a oportunidade de vermos a beleza de Deus, de interagirmos com eles, suas mães e estabelecermos mais harmonia e aprendizado entre nós espíritas.
Essa tarde é mais um motivo de sermos gratos a Deus.

ACONTECEU - DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Há pouco mais de um ano, foi constituído no Grupo Espírita "TUDO POR JESUS", mais um grupo de estudo sobre Dependência Química. O diferencial nesse grupo é que redescobrimos que somos dependentes de tantas outras "drogas"! Somos dependentes do antidepressivo, do álcool, do cigarro, das pendências que criamos no decorrer de nossas existências e que ainda estamos trabalhando para revertê-las. No estudo do último sábado, Maurício levou-nos a recordação da criação do espírito e seus estágios até atuarmos no reino hominal. Foi importante repensar no despertar do espírito em sua simplicidade e ignorância, a formação das características adquiridas nesse longo percurso. Nesse caminhar o ser adquire aspectos que ainda refletem em nossa vida de forma dolorida, são os vícios adquiridos por nós. O ser evolui constantemente, e nossas emoções devem ser trabalhadas gradativamente. O medo, a irritabilidade, a insegurança, a dependência química poderão ser aspectos vivenciados em alguma etapa de nossa existência e ainda não trabalhados a ponto serem erradicados. Tudo isso é objeto de reflexão, dedicação, estudo até atingirmos a meta para nosso autoburilamento, crescimento e com a certeza de que fomos criados a imagem e semelhança de Deus.

CUIDE-SE BEM

“De todos os institutos sociais existentes na Terra, a família é o mais importante, do ponto de vista dos alicerces morais que regem a vida.” Emmanuel (Vida e sexo, psicografia de Francisco Cândido Xavier. Ed. FEB)
Você nunca deverá esquecer os motivos que o trouxeram à nova experiência corporal, no tempo presente. Cada passo que você dê o impelirá a alguma direção, obedecendo a orientação da sua vontade. Toda palavra que exteriorize, conduzi-lo-á voz dos ventos, entregando a suas idéias a diversos ouvidos. Busque, então, falar o que o ilumine, o que construa para o bem, aquilo que é conveniente às leis sublimes da vida, como propõe o Apóstolo Paulo.
Cada gesto seu conduzirá, pela mensagem luminosa, um retrato do que você é, em recorte dos seus comportamentos.  Bom será que esses gestos demonstrem equilíbrio, bom senso, harmonia, para que alcance a felicidade após ser visto e observado por incontáveis criaturas.
Toda escolha que você faça pelos caminhos de sua vida terrena, apresentará aos que o cercam e acompanham o grau da sua maturidade, o nível dos seus ideais, a qualidade de tudo quanto lhe sensibiliza. Será conseqüente que seus irmãos de jornada passem a conceber imagens suas, caricatas ou não, em função do que você elege para com a sua existência.
Sobre o mundo você será sempre o retrato dos seus gostos, dos seus interesses, das suas ações.
Quando Jesus anunciou que aquele que bater abrir-se-lhe-à, expressava essa realidade pujante da vida... da sua vida, porque não?
Tudo quanto deseje um dia alcançar, inicie hoje a sementeira, comece agora a construção, uma vez  que o tempo é o grande aliado da boa vontade e perseverança, nas posições  em que se acham as almas na Terra. O que busque na vida, isso mesmo encontrará, hoje ou amanhã, seja nobre ou ignóbil. O que pedir durante a vida, isso mesmo logrará, cedo ou tarde, seja harmonia, seja aflição. Onde bater, durante a marcha humana, com certeza abrir-se-lhe-á, mais ou menos rapidamente, sejam portas de luminosidade  ou de trevas.
A sua vida, com todo o concerto de realizações íntimas, do cerne d’alma, depende fundamentalmente do  que almeja na trilha planetária. É importante, então, que se mantenha cauteloso, cuidadoso com os tipos de anseios, de desejos, de sonhos que alimente n’alma.
Cuide-se, para que não se surpreenda  com dores  desditas, com frustrações  e amarguras, em razão do mau uso da sua vontade, do mau direcionamento  dos seus íntimos impulsos .
Jesus Cristo tem razão plena: Batei e abrir-se-vos-a. 
Cuidemos par que saibamos onde e como bater, para que se nos abram as portas da ventura, do progresso e da luz.
José Raul Teixeira pelo espírito Joanes