sábado, 16 de março de 2013

Aprendizado e Crescimento

O momento atual nos deixa preocupados, são tantos os desconfortos materiais que por vezes perdemos a nossa crença, não raro até a fé em um Deus justo.
É comum ouvirmos irmãos duvidando da bondade de Deus.
O momento requer cuidados sim, mas não na forma como muitas vezes imaginamos.
As transformações que o planeta está sofrendo não são novidades, essas já vem sendo apresentadas no decorrer dos tempos.
Nos cabe, manter-nos em oração, aprendermos os ensinamentos de Jesus e principalmente, aplicá-los em nosso dia a dia.
Não basta o conhecimento, é preciso fazer de nossas vidas um ato de amor constante, não só para aqueles que nos são caros.
É preciso amar a cada irmão, respeitando e amparando quando for necessário.
Se o momento é difícil, façamos a nossa parte para que a dificuldade se transforme em aprendizado e crescimento espiritual.
Somos espíritos em busca de crescimento, todos estamos em busca do mesmo objetivo.
Olhemos ao nosso redor, somos todos irmãos, amemos esse irmão, para recebermos também amor, e só assim poderemos aproveitar as transformações.
Que Deus nosso Pai amoroso nos abrace com carinho.
Que Jesus nos ilumine.
Fiquem em paz.
De um amigo aos amigos da Fraternidade

Mensagem recebida pelo Grupo de Estudos 
da Psicografia da Fraternidade Francisco de Assis

sexta-feira, 15 de março de 2013

Convidamos a todos para a "Oficina de Contação de História para a Evangelização Infanto-Juvenil", que acontecerá dia 07 de abril de 2013 no Centro Espírita Caminho da Paz.

O Coordenadora da atividade irá abordar técnicas para aplicação do lúdico na Evangelização Espírita. A oficina  será ministrada pela pedagoga e professora Ana Paula Medeiros , que atua com contação de histórias transmitindo valores e conhecimento através do fantástico mundo das fábulas - capaz de encantar crianças, jovens e adultos. O evento tem como foco reunir os tarefeiros e as demais pessoas interessadas na Evangelização Espírita Infantojuvenil.

Nós contamos com sua presença! Sua participação é importante! Mesmo que você não trabalhe com a Evangelização Infantojuvenil poderá um dia ajudar na organização de alguma atividade para a área ou multiplicar as informações que receber durante o evento.


A inscrição deverá ser feita pelo e-mail:marianacarlinda@yahoo.com, pelo facebook ou na Biblioteca do CECAPAZ
 
 
 

quinta-feira, 14 de março de 2013

CONVITE

A CASA ESPIRITA CRUZADA DOS MILITARES ESPÍRITAS TEM O PRAZER DE CONVIDAR - LOS PARA A PALESTRA   EM COMEMORAÇÃO DE SEUS 22 ANOS DE ATIVIDADE. 
 
TEMA: "MISSÃO DO ESPIRITA" COM O PALESTRANTE: ALDEMIR MONTEIRO NEVES DA CIDADE DE TRÊS CORAÇÕES
 
LOCAL: CASA ESPIRITA CRUZADA DOS MILITARES DE SÃO JOÃO DEL REI ÀS 19HORAS DO DIA 26/03/2013
 
DESDE JÁ AGRADECEMOS A SUA PRESENÇA.
 
ABRAÇO FRATERNAL 

quarta-feira, 13 de março de 2013

As Leis Morais

Idéias Principais:

O estado de natureza é a infância da Humanidade e o ponto de partida do seu desenvolvimento intelectual e moral.

O objetivo da evolução, a razão de ser da vida não é a felicidade terrestre, como muitos erradamente crêem, mas o aperfeiçoamento de cada um de nós, e esse aperfeiçoamento devemos realizá-lo por meio do trabalho, do esforço, de todas as alternativas da alegria e da dor, até que nos tenhamos desenvolvido completamente e elevado ao estado celeste.

A marcha dos Espíritos é progressiva, jamais retrógrada. Eles se elevam gradualmente na hierarquia e não descem da categoria a que ascenderam. Em suas diferentes existências corporais, podem descer como homens, não como Espíritos.


Síntese do Assunto – Evolução e Estado de Natureza.

O homem desenvolve sua caminhada evolutiva à partir de um estado primitivo ou estado de natureza. O estado de natureza é a infância da Humanidade e o ponto de partida do seu desenvolvimento intelectual e moral. Sendo perfectível e trazendo em si o gérmen do seu aperfeiçoamento, o homem não foi destinado a viver perpetuamente no estado de natureza, como não o foi a viver eternamente na infância. Aquele estado é transitório para o homem, que dele sai por virtude do progresso e da civilização.

É necessário que o ser humano desenvolva-se intelectual e moralmente e, através da Lei de Progresso, regula-se a evolução de todos os seres, encarnados ou desencarnados, e de todos os mundos do Universo.

O Espírito só se depura com o tempo, pelas experiências que as reencarnações facultam. O homem tem que progredir incessantemente e não pode volver ao estado de infância. Desde que progride, é porque Deus assim o quer. Pensar que possa retrogradar à sua primitiva condição fora negar a Lei do Progresso.

No estado de natureza o homem tem menos necessidades, a sua vida é mais simples e menores são as atribulações. Ele se atém mais à sobrevivência e às necessidades fisiológicas. No entanto, há em nós uma surda aspiração, uma íntima energia misteriosa que nos encaminha para as alturas, que nos faz tender para destinos cada vez mais elevados, que nos impele para o Belo e para o Bem. É a Lei do Progresso, a evolução eterna, que guia a Humanidade através das idades e aguilhoa cada um de nós, porque a Humanidade são as próprias almas que, de século em século, voltam para prosseguir com auxilio de novos corpos, preparando-se para mundos melhores em sua obra de aperfeiçoamento.

A Lei do Progresso não se aplica somente ao homem: é universal. Há, em todos os reinos da Natureza, uma evolução que foi reconhecida pelos pensadores de todos os tempos. Na planta, a inteligência dormita; no animal, sonha; só no homem acorda, conhece-se, possui-se e torna-se consciente.

O homem ascende a planos mais altos através do trabalho, do esforço, de todas as alternativas da alegria e da dor.

As reencarnações constituem, destarte, uma necessidade inelutável do progresso espiritual. Cada existência corpórea não comporta mais do que uma parcela de esforços determinados, após os quais a alma se encontra exausta. A morte representa, então, um repouso, uma etapa na longa rota da eternidade. Depois, é a reencarnação novamente, a valer um como rejuvenescimento para o Espírito em marcha.

Paixões antigas, ignomínias, remorsos, desaparecem, o esquecimento cria um nove ser que se atira cheio de ardor e entusiasmo no percurso da nova estrada. Cada esforço redunda num progresso e cada progresso, num poder sempre maior. Essas aquisições sucessivas vão alteando a alma nos inumeráveis degraus da perfeição.

Somos assim, o árbitro soberano de nossos destinos; cada encarnação condiciona a que lhe sucede e, mau grado a lentidão da marcha ascendente, eis-nos a gravitar incessantemente para as alturas radiosas, onde sentimos palpitar corações fraternais, e entramos em comunhão sempre mais e mais íntima com a grande alma universal – A Potência Suprema.

terça-feira, 12 de março de 2013

Estudando


Das leis morais é o título da terceira parte do Livro dos Espíritos. Dentre as doze leis, nos atemos a LEI DO PROGRESSO.

Questão 789- O progresso fará que todos os povos da Terra se achem reunidos, formando uma só nação?

“Uma nação única, não; seria impossível, visto que da diversidade dos climas se originam costumes e necessidades diferentes, que constituem as nacionalidades, tornando indispensáveis sempre leis apropriadas a esses costumes e necessidades diferentes, que constituem as nacionalidades tornando indispensáveis sempre leis apropriadas a esses costumes e necessidades. A caridade, porém, desconhece latitudes e não distingue a cor dos homens. Quando por toda parte, a lei de Deus servir de base à lei humana, os povos praticarão entre si a caridade, como os indivíduos. Então, viverão felizes e em paz, porque nenhuma cuidará de causar dano a seu vizinho, nem de viver a expensas dele.”

A Humanidade progride, por meio dos indivíduos que pouco a pouco se melhoram e se instruem.

Leia na íntegra sobre a lei do Progresso no Livro dos Espíritos

segunda-feira, 11 de março de 2013

ACONTECENDO E AGRADECENDO


Aprendemos que a Espiritualidade responsável por cada atividade na Casa Espírita acompanha o nosso dia-a- dia e trabalha no outro plano paralelamente conosco, principalmente na CASA ESPÍRITA e no C.A.S. A (Centro de Assistência, Solidariedade e Amor). A equipe espiritual responsável pelo atendimento ás crianças especiais, compreende o que sinto especialmente  após  o encontro de sábado. A equipe espiritual e a equipe de encarnados que exalam companheirismos, atenção, dedicação e amor entendem como foi  radiante aquela tarde .

Nosso Yam fez montagem com os blocos, seguiu a trilha traçada, se divertiu no computador, nos contou que iria naquele dia a um aniversário; a nossa Danyla fez a trilha, pintou e bordou aos cuidados do Diego, contou-nos que fará aniversário no próximo dia vinte e três, ajudou-nos a tirar os enfeites do salão e ajeitar os cones para o Bruno guardar. Gente, quando se aproximava das dezesseis horas e quarenta minutos (veja bem que eu estava de olho no relógio), a minha amada Thaís foi dando seu jeitinho para se aproximar da mesa. Até que se assentou em sua cadeira diante da mesa e ficou olhando para nós, batendo os braços e rindo. Acredito que ela se perguntava o que está acontecendo, onde estava o lanche.  Até a toalha sumiu..... Num vapt- vupt lavou as mãozinhas e quando chegamos à cozinha, lá estava ela feliz da vida diante da mesa de lanche, juntinho da Fátima. A Thaís nos mostrou mais uma vez que ela domina tudo o que acontece. Ela também fez a trilha, brincou com bolas junto com Déborah e Lucilene, foi ao banheiro, brincou com a Fátima.....

Nessa tarde ainda contamos com o trabalho da Gabriela que ficou com cada uma das crianças, o Júlio que além de tirar as fotos também atendeu as crianças no computador. A Mariléia sempre muito cuidadosa elaborou a trilha e fez atendimento a cada criança.  Cada trabalhador teve seu momento de dedicação à criança. Legal demais é ouvir ao final do encontro a avaliação de cada um dos trabalhadores. Olha, estou me esquecendo da Dani Lombello e da Kellém. Essas “minhas meninas” estão desenvolvendo um trabalho belo e importante com as mães das nossas crianças. Dessa vez elas trabalharam o texto “Mulherão”, texto de Martha Medeiros que homenageia a mulher, principalmente as mães das “especiais crianças especiais”.

O que posso mais querer nesse momento? Foi tudo perfeito! Mas.....  quero ainda mais, para um futuro concedido por Deus! Conviver e atuar muitíssimo bem com mais crianças, saber que quando for à época de novamente elas reencarnarem trarão consigo toda a “felicidade” permitida. Espero galgar a trilha da Lei do Progresso juntamente com toda equipe de trabalhadores, mães e crianças envolvidos nesse cenário. Temos trabalhadores que estão atrás dos bastidores, mas que fazem muito nesses encontros...

Agradecemos a Deus (eu, equipe de encarnados e equipe espiritual) pelos acontecimentos de cada sábado.

Agradeço a equipe espiritual que à sua maneira nos chama ao trabalho.

Louvado seja Deus!
Flora