sábado, 19 de abril de 2014

Você Parou para Pensar?

Você parou para pensar?

Você parou para pensar que se o ar que você respira não fosse fornecido pelo nosso Pai Celeste, custaria muito caro? Possivelmente, alguma concessionária tomaria para si os direitos de distribuição e cobraria o que bem entendesse. E porque todos têm absoluta necessidade dele, teriam que pagar, como pudessem.
Em alguns dias, dada a inabilidade de alguém, poderia ocorrer uma pane e o ar ficar extremamente rarefeito, inadequado à respiração comum. Ou mesmo faltar, em algumas regiões, ocasionando sérios transtornos à vida na Terra.
Você parou para pensar que o Excelso Criador poderia ter feito tudo sobre a Terra em preto e branco? Pois é: não teríamos a elegância das madrugadas, o encanto das nuvens, o colorido do arco-íris, das auroras boreais e dos campos em flor.
Tudo seria monocromático. Com certa beleza, é verdade, mas incomparavelmente monótono, num suceder de branco, preto, branco.
Não teríamos como mergulhar nos olhos azuis, castanhos, cinzas, verdes, dos nossos amores.
Você parou para pensar quantos amanheceres você não assistiu porque estava dormindo? E quantos crepúsculos, por estar envolto em seus afazeres ou demasiadamente distraído?
Pois Deus, o Eterno Artista, não se incomoda. Ele providencia novos amanheceres, a cada desabrochar de dia. E para o encerramento, se esmera em extraordinários crepúsculos.
Tão espetaculares que os homens os fotografam, registram e realizam concursos para eleger o mais bonito pôr-do-sol.
Você parou para pensar na qualidade de certos quadros, que retratam determinadas figuras célebres? Você parou para pensar quão admirável é a Mona Lisa, exposta no Museu do Louvre, em Paris?
Contudo, o Pintor e Escultor maior produziu uma obra ainda mais extraordinária. Uma obra que, ademais, registra o decorrer dos anos em arabescos caprichosos e vai se colorindo ou descolorindo com o sol, a chuva, os ventos.
Basta que você se olhe ao espelho para descobrir: é você essa obra prima.
Você parou para pensar como o Jardineiro Divino tem um especial esquema de irrigação para a imensa natureza? Em certos períodos, providencia chuvas intensas, em outros, usa somente o regador para aguar as plantinhas, suave e delicadamente.
Você parou para pensar que nunca está sozinho, que sempre tem Deus por perto? Mesmo quando as nuvens se tornam escuras, parecendo prontas para desaguar em tempestade, mesmo quando os ventos sopram em tormenta.
Deus está sempre por perto, atento, somente esperando que você O descubra em sua intimidade e dialogue com Ele. Um bate-papo descontraído do filho para o Pai.
E, se prestar atenção, ouvirá a advertência: Meu filho, que parte de Isso não é correto, você não entendeu?
Dei-lhe o mundo todo de riquezas e oportunidades, para seu campo de trabalho e de gozo. Por que você fica encrencando com seus irmãos, em vez de ser feliz e crescer?
Por que você fica disputando um pedaço de terra se é herdeiro do Universo? Por que fica angustiado pela posse de bens perecíveis, quando lhe aguarda a imortalidade?
Finalmente, filho meu, não renuncie a mim. Coloque-se em minhas mãos e seja feliz.

Redação do Momento Espírita, com base no texto
 Recadinhos de Deus, de autoria ignorada.
Em 24.3.2014.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

A equipe mais importante

A equipe mais importante
 
Era o dia das profissões na escola municipal. Os pais compareciam e relatavam detalhes de como exerciam sua profissão. Os alunos, curiosos, faziam perguntas.
Algumas profissões encantavam a turma pela coragem necessária, como a dos bombeiros; ou excitavam a fantasia da criançada, como a de ator ou músico ou jogador de futebol.
Quando o pai de Sérgio entrou na sala, o menino foi escorregando na cadeira, desejando se esconder. Ele ficou imaginando o que o pai iria dizer. Corou de vergonha.
No entanto, Roberto, mostrando-se bem à vontade, contou que no momento estava desempregado.
Que profissão é esta? O que é, exatamente, que o senhor faz?  Perguntou, logo, um afoito garoto.
Bom, eu diria que minha principal ocupação, no momento, é procurar trabalho.
Um grande silêncio se fez na sala. Corajoso, continuou o seu relato.
Imaginem vocês que somos uma equipe de futebol e estamos perdendo de quatro a zero. Então, temos duas alternativas: podemos desistir ou podemos lutar até o final do jogo e tentar reverter o placar. O que vocês fariam?
A turma se entusiasmou e cada um foi dizendo que continuaria jogando, que faria cinco gols para ganhar a partida, que daria o melhor de si...
Pois é, continuou aquele pai, imagino quantos de vocês têm pais que trabalham o dia todo fora de casa e, à noite, quando chegam cansados, ainda se desdobram com as tarefas domésticas.
Penso em quantos de vocês têm irmãos mais velhos que, depois de terem saído de casa, para ganhar a própria vida, sofreram dificuldades e tiveram que voltar para a casa dos pais.
Tenho certeza que alguns de vocês vêm para a escola acompanhados por um irmão ou uma irmã.
Isso é equipe. Um ajuda o outro, sustenta o outro, ampara.
Eu sou o jogador de uma equipe maravilhosa, a mais sensacional equipe que se possa ter: minha família.
Nesse momento, Sérgio levantou a cabeça, voltou a se sentar ereto e começou a prestar atenção no que dizia o seu pai.
Família é o que há de mais importante na vida. Minha família me sustenta, nesse período, em que saio, a cada dia, tentando conseguir um trabalho.
Quando acordo pela manhã, é o sorriso da minha família que me anima a prosseguir lutando, buscando.
Minha família suporta meu mau humor quando tenho um dia ruim. Somos uma equipe e, como no futebol, não importa em que posição estejamos jogando, não importa se estamos perdendo a partida, o que importa é como se joga, porque sempre há a possibilidade de se reverter a situação.
Por isso, eu continuo, todos os dias, procurando um trabalho que me garanta auxiliar a minha família, enquanto ela mesma me sustenta, sem reclamar, sem acusar.
Minha família é a melhor equipe, a mais importante da minha vida. E, para cada um de nós, é com certeza, a equipe, graças à qual, vamos em frente, não paramos perante os obstáculos que possam se fazer maiores.
Família é amparo, é união, é auxílio.
Quando Roberto concluiu, foi tão aplaudido quanto qualquer outro dos pais que por ali havia passado, descrevendo os lances emocionantes de sua profissão.
Nos olhos das crianças havia o brilho da emoção. Em seus corações, a lição de um pai agradecido à esposa e filhos que lhe entendiam o esforço e lhe davam apoio.
Uma lição que eles levariam impressa, de forma indelével, para as suas próprias vidas.
 
Redação do Momento Espírita, com base no link
 www.hirukide.com/es/index.php [visualização em 5.2.2014].
Em 17.3.2014.

domingo, 13 de abril de 2014

Aconteceu....

Aconteceu....
Em 12/04/2014, o encontro  com as especiais crianças foi muito proveitoso.  Constatando- se muita harmonia e aprendizado.
Elzira conversou com as mães sobre o Método Braga, até então desenvolvido com a equipe de trabalhadores e as crianças. A partir do próximo encontro, conforme o cronograma elaborado, o método será realizado com as mães e as crianças.
Nesta tarde as mães assistiram o final do filme Óleo de Lorenzo.
Foram desenvolvidas as atividades programadas pela Luana e Elzira com o acompanhamento da equipe. O momento de atividades livres foi muito proveitoso.
A equipe estava certa da programação e firme no propósito de acompanhar as nossas crianças.
 Marina, Danyla, Gustavo, Thais , Yan  e suas respectivas mães estiveram presente neste encontro.
Flora
13/04/2014