sexta-feira, 12 de julho de 2013

Haroldo Dutra Dias - O Novo Testamento

 
O Palestrante Espírita Haroldo Dutra Dias, lançou, recentemente seu mais novo livro: O Novo Testamento - tradução de Haroldo Dutra Dias
Tradução dos originais gregos, realizada por Haroldo Dutra Dias, O Novo Testamento apresenta o texto das escrituras sagradas estruturando de tal forma que respeita as questões culturais, históricas e teológicas da época em que Jesus viveu entre nós.
Enriquecida com notas auxiliares à ambientação de expressões idiomáticas e às tradições religiosas, a obra aborda os temas direta e sucintamente, o que favorece o entendimento textual e conserva a pureza comum aos sentimentos e conselhos ofertados por Espíritos superiores.
 
 

quinta-feira, 11 de julho de 2013

DESAFIO FEITO ÀS MÃES DAS ESPECIAIS CRIANÇAS DO “TUDO POR JESUS"

Durante o último encontro com as especiais  crianças foi feito um desafio para as mães.  
E elas aceitaram :
Foi fantástico ver a   fisionomia das mães quando sugerido a elas que em 11 de agosto de 2013, apresente com a criança um “talento” percebido nessa criança.
A princípio a palavra TALENTO foi entendida como algo grandioso, sensacional, fenomenal, acima do que o ser humano tem condições de ter ou ser.
Mas pensando na Parábola dos Talentos ( São Mateus, cap. XXV,vv14 a 30), mencionamos que talento é tudo aquilo que Deus nos concedeu  e que deve ser cuidado.
Fomos relacionando com elas, os  “talentos”, que nós trabalhadores  já conhecemos em cada criança!
Estão pensativas, sabem que tem  talentos a serem apresentados!
Para dar apoio ás mães nossos  trabalhadores estarão trabalhando em prol da apresentação  desse desafio.
Só é desafio porque será mencionado ao  nosso público .
Só é desafio, porque  cada mãe estará mostrando o que é pérola íntima para ela. Talvez alguma mãe acredite que esse talento, essa pérola não tenha valor para o  outro.
 Mãe, criança, trabalhador cada uma dessas crianças é uma pérola, é presença de Deus!
Cada mãe, cada criança é presente divino no planeta  a ser descoberto  e cultivado.
Paz
Flora

terça-feira, 9 de julho de 2013

Corpos Espirituais e Nossa Evolução


São vários os corpos que nos acompanham em uma vida, que efetivamente é uma jornada de aprendizado. Cada corpo esta sintonizado em uma faixa vibratória possuindo assim uma frequência específica.

Para que se tenha uma ideia vamos comparar esses corpos à difusão de diferentes ondas de rádio num mesmo quarto, ou, como mensagens de telefones fluindo ao longo de uma única fibra ótica sem que ela se misture.

Da mesma maneira que uma onda de rádio é "inaudível" a um rádio que não está sintonizado naquela determinada estação, ao morrermos, passamos a existir de forma muito mais sutil e vibramos numa frequência tão rápida que nosso novo corpo  torna-se invisível à maioria das pessoas não clarividentes

Porque o Espírito precisa de Corpos?

Para que o espírito possa atuar em uma dimensão mais densa se reveste de corpos que diminuem sua potência energética.

Exemplo: Hidroelétrica 800.000 Kwh - Subestação 380.000 Kwh- Transformadores 13.000 Kwh- Lâmpada 110/220V

Este processo é denominado descenso energético.

Classificação dos Corpos

“São 7 (sete) os corpos a serem estudados.”

Simplificação Efetuada por Kardec
Esoterismo
Espiritismo
1
Corpo Físico
Corpo Físico
2
Corpo Etérico/Duplo Etérico
Perispírito
3
Corpo Astral/Perispírito
4
Corpo Mental Inferior
5
Corpo Mental Superior ou Causal
6
Corpo Budico (Buddhi)
7
Corpo Atmico/Espírito
Espírito

 

Corpo Físico

“O corpo Físico é o envelope do princípio pensante, que vemos nascer, crescer e morrer. É o suporte material de quem o espírito se utiliza quando encarnado para ajudá-lo em sua evolução.”

Corpo Etérico ou Duplo Etérico

O Duplo Etérico é um corpo fluídico, que se apresenta como uma duplicata energética do indivíduo, interpenetrando o seu corpo físico, ao mesmo tempo em que parece dele emergir. O duplo etérico emite, continuamente, uma emanação energética que se apresenta em forma de raias ou estrias que partem de toda a sua superfície. Ao conjunto dessas raias é que, geralmente, se denomina aura interna. É também na superfície do duplo etérico que concentram os “Chacras” e o “Fluído Vital” .

Corpo Astral ou Perispírito

Perispírito (do grego = em torno de)

É o envoltório sutil e perene do espírito, que possibilita sua interação com o  meio espiritual e físico.

Perispírito é o princípio intermediário entre a matéria e o Espírito, cuja finalidade é tríplice:

           Manter indestrutível e intacta a individualidade;

           Servir de substrato ao corpo físico, durante encarnação ;

           Constituir o laço de união entre o Espírito  e o corpo físico, para a transmissão recíproca das sensações de um e de outro .

Corpos Mentais

          Mental Inferior

          Mental Superior

Corpo Mental Inferior

O corpo mental inferior é formado pela:
Mente Instintiva também conhecida por InstintoMente Subjetiva, Subconsciente ou Inconsciente.

Mente Instintiva é o arquivo dos aprendizados por toda a vida, para serem consultados no momento necessário e utilizados, sem precisar consultar o intelecto mediante a necessidade de realizar uma operação já aprendida.

Ex: Execução de uma música, Dirigir um veículo, Escrever.

Graças a ação da Mente Instintiva, as espécies animais aprenderam a fazer as coisas necessárias para a sua sobrevivência e progresso.

Corpo Mental Superior

Corpo Mental Superior é formado pela Mente Intelectiva, Consciente, e pela Mente Espiritual.

          Mente Intelectiva :

   Raciocínio (certo/errado);

          Mente Objetiva :

   Tomar decisões, escolher, decidir pensar;

          Mente Espiritual :

    Desejos sublimes, pensamentos nobres, intuição pura.

A Mente Intelectiva é responsável pelo raciocínio. É o princípio mental que distingue o homem do “bruto”. Funciona entre a Mente Instintiva, que tenta atrair o ser para o nível inferior, e a Mente Espiritual, que prodigaliza as noções sublimes da vida superior.

A Mente Objetiva é responsável por pensar de forma lógica, optar pelas escolhas e  tomar assim decisões.  Se o reflexo de uma decisão não foi satisfatório, é perfeitamente possível tentar uma escolha que resulte na ação esperada.

A Mente Espiritual, cuja ação se exerce através do chacra Coronário, ainda é  patrimônio de poucos homens, os quais se sentem impelidos por desejos, aspirações e sonhos cada vez mais elevados, crescendo, sob tal influência sublime, para maior intimidade e amor com o plano Divino.

Corpo Buddhi ou Búdico

É uma palavra sânscrita que significa “intuição”.

O Corpo Búdico é um corpo atemporal, ou seja, não depende do tempo tudo é gravado nele de nossas menores até as maiores experiências vividas durante toda existência de nosso espírito.

Corpo Átmico (Atamn ou Espírito)

Constitui a Essência divina presente em cada criatura, o Espírito, a Centelha de Deus.

Evolução

O evoluir do Homem consiste em viver e experienciar em todos os níveis da criação, desde o Físico até o Espiritual, para, desta experiência, recolher conhecimento e percepções que propiciam o desenvolvimento harmonioso de seu intelecto e sensibilidade de maneira a tornarem-no sábio e feliz.

Ao longo de sua jornada evolutiva a criatura humana sofre sucessivas "mortes" e vai perdendo seus corpos, sem perder os "valores" inerentes a cada um deles. É como a flor que na sua expressão de beleza pura, contém a essência do vegetal por inteiro.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Momento delicado no Brasil

Nos últimos dias temos acompanhado grandes protestos em praticamente todas as capitais brasileiras. A população saiu da zona de conforto e foi às ruas reivindicar e, principalmente, levar a debate pontos importantes para o nosso país. Sem dúvida, os acontecimentos trazem um momento de reflexão para todos nós, que pode trazer grandes mudanças ao Brasil, se tratado com diálogo e paz. Na última semana, a espiritualidade se manifestou em mensagem psicofônica sobre os últimos acontecimentos e, dada a sua importância, a compartilhamos:
Caros irmãos,


O Brasil vive hoje um momento delicado de sua história.

Brasileiros, na sua maioria irmãos nossos ainda jovens na vestimenta física, exprimem nas ruas suas angústias, incertezas e mesmo revoltas subjacentes, acumuladas ao longo de decênios de insatisfação, ante a falta de respostas concretas com relação ao futuro e ao destino real que almejam para suas existências.

É preciso que as forças vivas da nação aglutinem-se em torno de todas as figuras históricas e heroicas, que serviram com idealismo ao País, a fim de encontrarem soluções justas aos anseios legítimos das pessoas, que se veem, cada vez mais, entregues a si mesmas, sem contar com o respaldo de interlocutores compassivos, que façam do diálogo um instrumento real de crescimento e aprimoramento da sociedade como um todo.

As reivindicações diversas expressam o grau de insatisfação popular com o aumento crescente da coleta de impostos, com os desvios de dinheiro público e com o mau emprego de bens e patrimônios da Nação, responsáveis por frustrações repetidas, principalmente, dos mais jovens, ante a precariedade de investimentos nas áreas essenciais como saúde e educação, entre outras.

As insatisfações são dirigidas principalmente aos que têm a responsabilidade de cuidar das questões político-administrativas do País, pedindo especial atenção aos projetos que verdadeiramente interessam ao bem-estar e ao progresso da coletividade.

Há algum tempo esses interesses vêm sendo administrados, em determinados setores do País, por espíritos que se locupletam indebitamente da rica produção nacional, espoliando o País justamente no momento em que avança para o seu mais amplo desenvolvimento. Continuam encarcerados no egocentrismo, na visão estreita do personalismo inferior, incapazes de enxergar as necessidades do conjunto, formado pela grande família brasileira, que deveria na verdade ser a usufrutuária dos bens produzidos.

Por isso, meus amigos, enfrentamos, na hora presente, momentos difíceis que exigem oração, vigilância, cautela.

Permita Jesus a união das criaturas nobres, que já despertaram para as verdadeiras responsabilidades sociais e democráticas, dentro de uma visão holística e abrangente, que contemple todos os setores da sociedade em suas necessidades espirituais mais profundas.

Que essas forças vivas, verdadeiras estacas de sustentação do Brasil livre, possam defendê-lo dos movimentos radicais, que buscam nessas horas difíceis lançá-lo nos caminhos da violência, na tentativa de usurpar-lhe o clima pacífico, seu apanágio maior, desde a fundação.

Meus irmãos, o tempo é de vigilância, de cuidado, de oração.

Que todos se unam em torno dessas forças vivas, que estão voltadas para a espiritualidade superior, a fim de que possam neutralizar os arremessos das trevas, promovendo as mudanças necessárias, mas sem violência.

Há pouco mais de 20 anos, seguindo a voz das ruas, os poderes constituídos destituíram um presidente da república; a partir de então, era de se esperar que os responsáveis pelos destinos da nação priorizassem em suas ações a probidade administrativa em todas as áreas, mantendo como objetivo maior a distribuição mais justa e igualitária da riqueza.

Era de se esperar que amadurecessem, procurando servir às camadas mais pobres da população, e, sobretudo, à valorosa Nação, que lhes deu o berço, e que foi dotada pelo Criador de grandes jazidas naturais, do maior reservatório de água do mundo e que permanece emoldurada pela beleza ímpar de sua natureza exuberante.

O mundo cibernético, todavia, abriu imensas possibilidades para que as gargantas se exprimissem em conjunto, em uníssono, e os jovens saíram às ruas. Mas se isso representou um avanço nas formas de expressão das almas, trouxe também imensas preocupações quanto aos rumos do País, porque não se sabe se as forças negativas tomarão a frente, tentando impedir o cumprimento da importante missão que o Brasil tem a desempenhar perante si mesmo e perante as demais nações do mundo.

Por isso, meus amigos, diante do mostruário desta noite, solicitamos silêncio, meditação, prece e, sobretudo, entranhado amor pelo País que vos recebeu de braços abertos depois de inúmeras encarnações de falência para vos reabilitardes perante o Pai.

Que Ele nos abençoe.

(Mensagem recebida psicofonicamente por Marlene Nobre em 19/6/2013 no Grupo Espírita Cairbar Schutel. A médium esclarece que José Maria da Silva Paranhos Jr. (Barão do Rio Branco) assumiu a autoria da mensagem, mas que o mentor deixou claro que falava em nome de uma falange. Fazem parte dela e estavam ali presentes Pedro de Alcântara, Bezerra de Menezes, Rui Barbosa, Tiradentes, Freitas Nobre, Frei Caneca, Cairbar Schutel e inúmeros outros brasileiros ilustres.) 

Fonte: Newsletter Folha Espírita - Julho/2013 - www.folhaespirita.com.br