terça-feira, 24 de julho de 2012

II Exposição e Vendas de Panos de Prato.


Em novembro de 2010 tivemos a I EXPOSIÇÃO DE VENDA DE PANOS DE PRATO promovida pelo Grupo de Costura. Na ocasião, cerca de 600 panos de prato foram vendidos praticamente num piscar de olhos e tivemos que encerrar o bazar muito antes do tempo previsto. Bom demais!

Em novembro deste ano este evento acontecerá novamente e, para isto, estamos trabalhando a todo vapor: os motorzinhos das máquinas de costura, agulhas de crochê e bordado, pincéis de pintura em tecido, estão até soltando fumacinha... A meta é confeccionarmos um pouco mais que os 600 panos anteriores; vamos ver se chegamos lá...

O Grupo de Costura começou com a tentativa de ensinar as mulheres das famílias assistidas com a cesta básica algum trabalho manual que lhes pudesse dar alguma renda extra. Começamos emendando retalhos para fazer tapetinhos. Esta ideia não foi em frente então, aproveitamos o exemplo de um grupo de senhoras de outra cidade e resolvemos fazer os panos de prato para um grande bazar. Como pano de prato tem um monte por aí teríamos que ter um diferencial e daí surgiu nosso slogan:

100% algodão
100% artesanal
100% amor

Deveriam ser diferentes, com modelos, se possível, exclusivos e inovadores e sobretudo, muito bem confeccionados com material de qualidade.

Como em tudo que se coloca amor surgiram panos lindos e, como já foi dito, fizeram o maior sucesso.
Mas, sucesso mesmo é o número de pessoas envolvidas neste projeto: atualmente cerca de 40 colaboradores.

E o melhor de tudo é que nenhum pano de prato é confeccionado exclusivamente por uma só pessoa. Há panos que passam por seis mãos diferentes até estar terminado: alguém faz pesquisa de mercado para fazer a compra do tecido, outra mede, corta e embainha o tecido, outra faz o bordado da tirinha (que já foi medida, cortada e embainhada por pessoa diferente), outra prega a tirinha no pano, outra faz o crochê, outra engoma. Isto sem falar em quem ajuda a transportar os fardos de tecido, quem faz compras de aviamentos em cidades maiores, ou ainda quem nos doa objetos que vendemos entre amigos e conhecidos para a compra da matéria prima.

Este ano estamos pensando em mudar o slogan para:
95% algodão (alguns materiais infelizmente não são mais encontrados em puro algodão),
95% artesanal (alguns bordados foram feitos com os bordados ditos computadorizados)
Mas o amor, ah, este continua 100%!

Com a renda destinada as Obras Sociais do Grupo, em meados de novembro deste ano, estaremos mostrando e vendendo o resultado deste trabalho.

Post enviado por: Egléa







5 comentários:

  1. Ao olhar cada pano de prato....
    Ao verificar cada linha....
    Ao observar a beleza de cada ponto constatamos o empenho de cada pessoa e a dedicação e o amor que a Egléa dedica ao trabalho que realiza.
    Egléa sinta - se em paz!!
    Perceba o amor de Deus
    Flora

    ResponderExcluir
  2. Estaremos la em Novembro e levaremos o maximo de pessoas possiveis para ver este trabalho tao dedicado ! Nao sei o nome de todas as colaboradoras mas sintam-se agradecidas em nome de Eglea, Helena, Marileia, D.Carminha, etc .....Bjos Fernando e Meire

    ResponderExcluir
  3. Flora, Fernando e Meire vocês são grandes Companheiros! Agradeço, em nome do Grupo de Costura as palavras e gestos de incentivo e carinho!
    Contamos com vocês mesmo! Vamos precisar de muita ajuda!
    Bjs
    Egléa e Cia

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho e dedicação.Bjs

    ResponderExcluir