segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Aconteceu...


Em 22/02/2014, aconteceu o segundo encontro do ano com as nossas especiais crianças.

Como sempre, às catorze horas e trinta minutos, a equipe já estava com o salão organizado para receber nossas crianças. Fizemos nossa prece inicial, sendo que, mentalmente, cada um mantinha sua conversa com Jesus. Comentamos sobre assuntos rotineiros tratados com a direção do Grupo Espírita “Tudo por Jesus”, lemos e comentamos uma entrevista com Richard Simonetti sobre a “festa junina” na Casa Espírita (artigo foi encontrado num momento de estudo). Ficou como desafio para a equipe: programar nossa festa junina, uma vez que no mês de junho teremos apenas um encontro. A Marileia informou-nos que há alguns meninos que estão dispostos a irem a um de nossos encontros para fazer uma apresentação musical para nossas crianças. Serão muito bem recebidos.

 Com a chegada da Danyla, Ana Júlia, Marina, Sabrina, Thaís e Thomás, demos início as atividades da aula 03 programada pela Luana. Os objetivos desta aula consistem em trabalhar a flexibilidade, agilidade, atenção e estabelecer relação entre o adulto e a criança e entre as crianças. Acredite!  A pequenina Ana Júlia fez as atividades. Cada criança realiza as atividades de acordo com suas características próprias. Acontecendo de alguma criança não apresentar disposição para o desenvolvimento da atividade, logo nossos companheiros de equipe procuraram convencê-la a realizar a atividade ou proporciona a ela outra atividade. É interessante que ao final de cada programação temos a criança de retorno ao grupão. Precisamos lembrar que o trabalhador ao fazer outra atividade com a criança, sempre cria um momento de muito afeto, verdadeira sintonia... (Essas reticências deixo aqui para que cada trabalhador possa se lembrar, ao ler este relato, de seu intimo e grande momento de doação.) Esses momentos também são capturados pelo Júlio e sua máquina fotográfica.

 Logo a seguir, ao som de músicas orquestradas infantis, tivemos a atuação da Elzira.  Elzira com muito amor programou e informou ao grupo antecipadamente como seria o desenvolvimento da atividade. O objetivo deste fabuloso momento consistia em gerar sintonia, segurança, confiança entre o adulto e a criança através do afeto. Elzira trabalha com o método Braga que visa estimular habilidades motoras para atender atividades da vida diária; adquirir independencia de acordo com limitações do estado físico e mental; incentivar e aperfeiçoar as habilidades já adquiridas dentre outras seqüência necessárias na vida de nossos pequenos. As atividades aconteceram trazendo a tona a sensibilidade existente em nossas crianças. Elzira e equipe alcançaram os objetivos programados.

Nesta tarde, a Marileia nos apresentou a Dona Terezinha. Dona Terezinha é uma maravilhosa contadora de histórias. Trouxe para nós uma nova versão da música: Atirei o pau no gato. Agora conhecida por: Não atire o pau o gato. Entre músicas e histórias, dona Terezinha agradava as crianças com um salgadinho ou um bombom. Tivemos crianças cantando, imitando sons produzidos por animais, falando parte da história e batendo muitas palmas. Foi show e harmonia. Esperamos ter D. Terezinha conosco em outros encontros.

Dani e Kellen desenvolviam habilidades e criatividades com as mães das crianças. Entre conversas e risos elas concluíram a capa do livro de receita que estarão elaborando. Dentre tantos objetivos, a criação do livro tem por objeto aprimorar a convivência, criar parceria e, claro, relaxamento. Estive próxima a sala ocupada por elas e fiquei feliz com alegria e espontaneidade que rolava por lá. E olhem que, desta sala elas conseguem ouvir todo barulho que fazemos lá no salão.

Já no finalzinho, as crianças lavaram as mãos, lancharam, cantaram parabéns para a Marina que aniversariou no último dia dezoito.

Após a prece final, nós da equipe colocamos as cadeiras nos lugares e fizemos a apreciação do encontro.

Ao final de cada encontro me sinto bem. Nesta tarde fiquei ainda mais feliz, pois achei a equipe mais do que nunca amiga e amando as nossas crianças. Aos presentes, agradeço. As pessoas que não puderam ir, também agradeço, pois sei que vibraram por nós.

Agradeço sempre, porque sem vocês eu não teria a oportunidade de trabalho. O trabalho na casa espírita proporciona momentos de reflexão. Através deste trabalho, de todo trabalho útil, são possíveis mudanças de postura e conseqüentemente o nosso crescimento. A equipe espiritual que se faz presente, eterna gratidão!

Flora

3 comentários:

  1. Tb achei q esse nosso último encontro foi ainda mais interativo....todas as crianças participaram das atividades de modo proveitoso!!! Fica sempre a certeza de q estamos sendo sempre mto bem amparados pelo plano espiritual......agradeço, mais uma vez, a oportunidade de trabalho, Fiquem com Deus sempre...bjos

    ResponderExcluir
  2. Nossos encontros são sempre especiais e abençoados por Deus!!! Sou eternamente grata por participar desse projeto que só me ajuda e me faz evoluir!!!!A toda equipe,muito obrigada!!! kellen

    ResponderExcluir
  3. Os encontros estão sendo muito proveitosos.. obrigado por essa oportunidade!!!!
    Bruno

    ResponderExcluir